Ministério da Cultura realiza I Encontro Regional de Agentes Territoriais de Cultura do Centro-Oeste em Goiânia — Ministério da Cultura



Fazedores de cultura que atuam nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal têm um encontro marcado para debater os rumos do trabalho que o segmento vem desenvolvendo no âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). Entre os dias 25 e 27 de junho, é realizado em Goiânia (GO) o I Encontro dos Agentes Territoriais de Cultura do Centro-Oeste, realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com Instituto Federal de Goiás (IFG), responsável pelo programa de formação de agentes que atuam na região.
A atividade é voltada para os agentes territoriais de cultura do Centro-Oeste, além dos coordenadores pedagógicos, tutores, representantes dos comitês de cultura da região e gestores do MinC. A expectativa é de que cerca de 120 pessoas participem do encontro. O secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, estará presente na abertura. A secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, Roberta Martins, também participará do evento.
“O evento é uma oportunidade de encontros, intercâmbios e uma possibilidade de aprimorarmos as estratégias pedagógicas e metodológicas do programa. Os agentes do Centro-Oeste terão a oportunidade de refletirem sobre suas identidades territoriais e sobre os desafios que o PNCC tem para potencializá-las na difusão e na formação para gestão de políticas culturais”, afirmou a diretora de Articulação e Governança do MinC, Desiree Tozi.  
Ao longo dos três dias de atividade, a ideia é que os bolsistas se engajem em momentos de troca de saberes e experiências, oficinas e apresentações artísticas. A programação também terá espaços de reflexão sobre as políticas culturais no âmbito do Sistema MinC, que compreende o conjunto das entidades vinculadas ao Ministério e das políticas públicas de cultura.
Fortalecimento de redes no Centro-Oeste
Dos 56 bolsistas em atuação no Centro-Oeste, 22 estão em Goiás, 18 no Mato Grosso, 12 no Mato Grosso do Sul e quatro no Distrito Federal. As tarefas dos agentes englobam horas de estudos e formação continuada, planejamento e vivências, orientados para a atuação cultural no território de referência de cada um, além de atividades de articulação, engajamento social, mapeamento e comunicação social. 
“O nosso primeiro encontro regional ocorre num momento de fortalecimento das ações dentro dessa estratégia. Estamos no final do primeiro de três cursos que fazem parte do nosso projeto, e o encontro vem para nos conhecermos presencialmente, aprender com as experiências e desafios de cada território, trocar contatos, informações, tirar dúvidas junto ao MinC, solidificar os laços com os Comitês de Cultura de cada estado e, claro, nos divertir, apreciar as belezas culturais que os agentes vão trazer de suas regiões, usufruindo também de muita arte e cultura local”, explicou o professor do IFG e coordenador do projeto no Centro-Oeste, Abílio de Jesus Carrascal.
Os bolsistas que vão participar do evento atuam nas mais diferentes áreas da cultura, como artes visuais, produção cultural, artesanato, artes cênicas, dança, música, feiras culturais, patrimônio histórico, Hip-Hop, capoeira, cartografia social de trançadeiras negras, entre outras. Para valorizar a diversidade dessas linguagens artísticas, o professor Carrascal confirmou que haverá atrações culturais como a congada, uma festa tradicional goiana, além de viola caipira e apresentações teatrais. 
O projetoCriado em 2024, o projeto é uma política pública que beneficia diretamente 601 agentes territoriais de cultura distribuídos pelo país, que atuam como bolsistas e têm o compromisso de dedicar 20 horas semanais a atividades do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). Uma parceria entre o MinC e os Institutos Federais de Goiás (IFG), do Pará (IFPA), do Rio Grande do Norte (IFRN), do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Rio Grande do Sul (IFSul), o programa oferece apoio técnico e metodológico para que os agentes selecionados executem as atividades.  
A iniciativa faz parte da retomada dos investimentos do Estado brasileiro na cultura do país para fortalecer o setor e nacionalizar o acesso às políticas públicas culturais. 
ServiçoI Encontro dos Agentes Territoriais de Cultura do Centro-OesteData: 25 a 27 de junho de 2025Local: Umuarama Plaza Hotel  –   Rua 4, 492 Centro, Goiânia (GO)



FONTE