Um homem, que não teve a identidade revelada pela Polícia, foi detido na manhã desta quarta-feira (20) por seguranças da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), em Cuiabá, suspeito de tentar abusar sexualmente de uma pessoa nas dependências do Câmpus.
Segundo a Polícia Militar, o suspeito foi conduzido por vigilantes da universidade até a base da PM. Não havia, no entanto, mandados em aberto por crimes de abuso ou violência sexual. Como nenhuma vítima compareceu ao local para prestar denúncia, o homem foi liberado por falta de provas.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra parte da ação da PM e o suspeito no porta-malas de um veículo.
De acordo com a instituição, a equipe de segurança agiu “prontamente ao ser acionada durante uma ocorrência” de suspeita de tentativa de abuso sexual.
“A UFMT reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar de toda a comunidade acadêmica, colaborando integralmente com as autoridades competentes”, diz trecho da nota.
Insegurança no campus
A situação ocorreu após uma série de denúncias de casos similares e também do assassinato de Solange Aparecida Sobrinho dentro do campus, em 24 de julho deste ano.
O corpo da vítima foi encontrado seminu em um galpão em construção, dentro da UFMT.
De acordo com o laudo pericial oficial, ela morreu por asfixia devido à esganadura. Em seu pescoço, havia marcas de esquimose.
Em depoimento aos investigadores, familiares afirmaram que Solange não era usuária de drogas e que não tinha transtornos mentais.
O local onde o corpo foi encontrado fica próximo à Casa do Estudante Universitário (CEU). Após o crime, estudantes relataram sentir medo e aflição, devido à falta de monitoramento por câmeras e à escassez de profissionais de segurança.
Veja: