A deputada estadual Janaina Riva (MDB) repudiou a fala do vereador de Pedra Preta, Gilson da Agricultura (União), que xingou de “cachorra viciada” a prefeita do município, Iraci Ferreira de Souza (PSDB).
Nosso repúdio a essa fala machista, preconceituosa, criminosa, porque isso é violência política de gênero
A declaração ocorreu na segunda-feira (25), durante a sessão na Câmara Municipal de Pedra Preta.
“Isso é um absurdo e não vamos ficar inertes. Não só pela prefeita Iraci, mas a mulher merece ser respeitada. Então, nosso repúdio a essa fala machista, preconceituosa, criminosa, porque isso é violência política de gênero, merece ser denunciado no TRE, merece ficar inelegível”, afirmou a deputada em postagem no Instagram.
“Não podemos mais ficar passando pano. Não existe civilidade quando se agride uma mulher. E para ser um representante político, precisa ter civilidade”, disse.
No vídeo em que aparece xingando a prefeita, o vereador ainda reafirma a fala que vez contra Iraci, alegando que “seu vocabulário é esse mesmo”.
Janaina prometeu acionar, por meio da Procuradoria da Mulher, os órgãos competentes para punir o vereador.
“Nós queremos que o Ministério Público pergunte ao vereador: o que é uma cachorra viciada? Por que você fez essa comparação com uma mulher que é prefeita? Por que você não sabe respeitar uma mulher que está no poder? Por que você não sabe respeitar a figura de uma mulher seja onde ela estiver?”, questionou.
“Me indigna saber que um vereador no mandato tem coragem de chamar uma prefeita, que já foi vereadora, uma mulher que está na política ajudando seu povo, prefeita reeleita, muito bem avaliada, de ‘cachorra viciada’. Eu queria entender o que significa cachorra viciada”.
Veja: