Em um esforço contínuo para fomentar a cultura da doação de órgãos, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) realizará a 3ª Caminhada de Setembro Verde no próximo domingo, 28 de setembro. O evento anual, que ocorrerá no Parque das Águas das 17h30 às 19h30, visa conscientizar a população sobre a importância vital de se tornar um doador.
A iniciativa acontece em um período estratégico, visto que o sábado, 27 de setembro, é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos no Brasil, uma data dedicada a chamar a atenção da sociedade para a relevância desse ato de solidariedade.
“Convidamos toda a população para participar dessa atividade da Secretaria no próximo domingo. Vamos orientar sobre a captação de órgãos e incentivar que a população manifeste aos seus familiares o desejo de, em caso de uma fatalidade de morte cerebral, virar um doador de órgãos e salvar vidas”, declarou Fabiana Bardi, secretária-adjunta do Complexo Regulador da SES.
Durante a caminhada, a equipe da Central Estadual de Transplantes (CET) realizará a distribuição de panfletos informativos aos frequentadores do parque, explicando detalhadamente o processo de doação de órgãos. Haverá também uma tenda da saúde, com profissionais da SES disponíveis para aferição de pressão arterial e níveis de glicemia.
Anita Ricarda da Silva, coordenadora da CET, reforça o propósito do evento. “Os profissionais da Central vão explicar, por exemplo, como o interessado pode fazer para ser um doador, seja uma doação em vida para algum parente ou no caso de morte encefálica. Lembramos que o gesto de doação simboliza a esperança e uma nova chance de vida para quem precisa”, destacou.
Ao longo do mês de setembro, a Central Estadual de Transplantes tem promovido diversas ações, incluindo capacitações para equipes de hospitais notificadores e a distribuição de materiais informativos para ampliar a conscientização pública. Cursos como “Comunicação em Situações Críticas”, “Gerenciamento do Processo de Doação e Transplantes” e “Determinação de Morte Encefálica” já foram realizados. Nesta sexta-feira (26), acontece o curso introdutório “Processo de Doação e Transplantes”, seguido pelos cursos básico e intermediário de “Identificação de Potenciais Doadores de Órgãos e Tecidos” nos dias 29 e 30. Além disso, a CET participará do “Dia de Celebrar & Conectar” no Conselho Regional de Medicina, onde apresentará estatísticas e estratégias para o avanço dos transplantes em Mato Grosso.
CET: Esperança para pacientes em lista de espera
A Central Estadual de Transplantes tem desempenhado um papel crucial na doação de órgãos. Em 2025, a CET já realizou a captação de múltiplos órgãos de sete doadores, totalizando 20 órgãos – sendo 14 rins, cinco fígados e um coração. No período de janeiro a agosto do mesmo ano, foram feitos 247 transplantes de córneas em Mato Grosso.
Existem duas modalidades de doação de órgãos: a do doador vivo e a do doador falecido. Um doador vivo, se saudável e consentindo, pode doar parte da medula óssea, um rim, uma parte do fígado ou do pulmão.
Já a doação por doador falecido ocorre após a constatação de morte encefálica do paciente e mediante a autorização expressa da família. Neste caso, é possível doar coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córneas, veias, ossos e tendões. Em situações de óbito por parada cardíaca, a doação é restrita a córneas e tecidos.
A captação de órgãos pode ser realizada em qualquer unidade hospitalar da rede pública ou privada de Mato Grosso. O Hospital São Mateus é o responsável pelos transplantes renais via Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto o Instituto de Olhos é credenciado e habilitado para a coleta de tecidos destinados ao transplante de córneas, reforçando a rede de apoio e esperança para aqueles que aguardam por uma nova chance de vida.





