Há pelo menos cinco anos, a Prefeitura de Sinop se destaca no cenário nacional ao não apenas cumprir, mas superar significativamente as exigências do Governo Federal para a aquisição de produtos da agricultura familiar destinados à merenda escolar. Enquanto a legislação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) estipula um investimento mínimo de 45% na compra de alimentos de produtores rurais, Sinop destina 100% da verba para a aquisição de produtos de cooperativas locais.
Atualmente, cerca de R$ 300 mil são aplicados mensalmente para garantir a alimentação dos alunos da rede municipal de ensino. Somente em 2025, o município receberá pouco mais de R$ 4,3 milhões do Ministério da Educação para este fim. Todo esse montante é direcionado para a compra de itens frescos e nutritivos produzidos por agricultores da própria cidade.
O prefeito Roberto Dorner ressalta a importância estratégica dessa decisão: “A agricultura familiar é um pilar muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade. Quando o poder público investe na compra de alimentos produzidos pelos nossos agricultores locais para a merenda escolar, o benefício é muito grande, porque fortalece a economia das famílias e, também, garante alimentação mais saudável e de qualidade para os nossos alunos.” Ele acrescenta que, desde o início da sua gestão, a aquisição de produtos da agricultura familiar tem sido uma prioridade, utilizando integralmente os recursos do Fundeb.
Impulso à economia local e qualidade nutricional
Três cooperativas são as principais fornecedoras de alimentos para a merenda escolar em Sinop: a Cooperativa da Agricultura Familiar de Sinop (Cooperafs), a Cooperativa Agropecuária Mista de Produtores Rurais de Sinop (Coopernop) e a Agricultores Familiares e Cooperativas do Brasil (Ascop). Juntas, elas abastecem as escolas com uma vasta gama de produtos, incluindo saladas (alface, couve, rúcula, pepino), cheiro-verde, legumes (beringela, batatas), frutas (melancia, mamão, abacaxi, melão) e parte dos sucos.
Para Luis Paulo, diretor da Agricultura, esse investimento representa um ciclo virtuoso: “Com a compra de produtos de Sinop faz com que nossos produtores façam investimentos aqui no município, fomentando nossa economia. O município está organizado, recolhendo e ofertando para merenda escolar produtos de qualidade durante todo o período do ano, o que impede a escassez de produtos. Isso é prova de que a agricultura familiar de Sinop está evoluindo com o apoio do município.”
Pedro Henrique Valerio Quintella, nutricionista responsável e técnico da alimentação escolar de Sinop, enfatiza os benefícios nutricionais para os estudantes. “A inclusão de alimentos da agricultura familiar na merenda escolar municipal é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Esses produtos, por serem cultivados localmente, chegam mais frescos e mais nutritivos às escolas, garantindo uma alimentação mais saudável e saborosa”, explica Quintella. Ele também aponta que a prática vai além da nutrição, criando um importante vínculo entre o campo e a cidade, e ensinando às crianças sobre o valor da produção local e a importância de hábitos alimentares saudáveis desde cedo.
Aceitação e rigor na qualidade
A qualidade e o frescor dos produtos são notados e aprovados pelos maiores beneficiários: os alunos. Liz Roselia Lima da Silva, merendeira da Emei Professora Tatiana Belinky, compartilha a preferência dos estudantes. “A refeição que mais demanda é quando tem arroz, feijão, carne, a salada e a fruta para nós cortarmos: abacaxi, a melancia. Mas eles gostam, nossa! É a festa da molecada”, declarou. A satisfação é confirmada por alunos como Bernardo Coelho dos Santos Carrijo, da turma Pré Fase II, que descreveu a merenda como “maravilhosa!”.
A Secretaria de Educação assegura que todos os produtos provenientes das cooperativas passam por rigorosa avaliação técnica para garantir a qualidade da alimentação. Alimentos como folhas e frutas são entregues diretamente em cada unidade escolar, onde as merendeiras realizam conferências para assegurar a integridade dos itens, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar dos alunos.
Início GERAL Destaque Nacional: Prefeitura investe 100% da verba federal em agricultura familiar para...





