Início GERAL Cão farejador Zion localiza 1.100 kg de skunk durante treinamento

Cão farejador Zion localiza 1.100 kg de skunk durante treinamento



Um faro apurado e a expertise do cão K9 Zion, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), resultaram na maior apreensão de skunk de 2025 realizada pela corporação em Mato Grosso. Cerca de 1.100 kg da droga foram descobertos escondidos em canos de ferro dentro de um caminhão retido no pátio credenciado da instituição, em Rondonópolis.
A operação teve início de forma inusitada durante um treinamento de faro com o cão. O veículo, um caminhão Volvo/FH 460 6x2T que tracionava um semirreboque Randon, já estava sob retenção desde 4 de outubro de 2025. Ele havia sido parado por transporte irregular de madeira serrada, apresentando inconsistências entre a carga e a documentação apresentada.
Ao indicar a presença de substâncias ilícitas, o K9 Zion alertou os policiais, que realizaram uma inspeção minuciosa. Foi então que, sob a camada de madeira, foram localizados diversos canos de ferro. Ao abri-los, a equipe confirmou a presença da grande quantidade de skunk, que havia sido detectada exclusivamente pelo faro do animal.
Dada a complexidade para acessar a droga, uma vez que os canos estavam selados e não havia ferramentas adequadas no local, o caminhão foi mantido sob guarda da PRF em frente à Unidade Operacional de Rondonópolis. No dia seguinte, o veículo foi encaminhado ao pátio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). Lá, com o auxílio de trabalhadores de uma indústria siderúrgica, especializados no corte de materiais metálicos, a madeira irregular foi transbordada e a substância entorpecente foi removida em segurança dos canos de ferro.
A apreensão representa um golpe significativo no tráfico de drogas na região e reforça a importância do trabalho dos cães farejadores em operações policiais.



FONTE