Início GERAL Pista iluminada do Autódromo de Mato Grosso conquista campeão da Stock Car...

Pista iluminada do Autódromo de Mato Grosso conquista campeão da Stock Car em noite histórica



Em uma corrida memorável e repleta de reviravoltas, Ricardo Maurício (Chevrolet #90, Valda Cavaleiro) foi o grande vencedor da prova principal da Stock Car Pro Series em Cuiabá, marcando a primeira corrida noturna da categoria com um espetáculo de pura adrenalina. Rafael Reis, que alcançou seu primeiro pódio na Stock Car, e Cacá Bueno completaram a tríade no circuito mato-grossense. A vitória na prova principal, somada ao triunfo na corrida sprint de sábado, consolidou um final de semana perfeito para “Ricardinho”, que deixa a capital mato-grossense com duas taças na bagagem.
A prova, foi disputada sob garoa intermitente que deixou a pista escorregadia e imprevisível, teve seu início atrás do safety car. A apreensão era palpável entre pilotos e equipes diante das condições desafiadoras de um asfalto molhado em um traçado ainda recente para muitos.
Com a bandeira verde finalmente agitada após cinco minutos de neutralização, Felipe Massa conseguiu manter a liderança, mas logo sentiu a pressão de Arthur Gama e Rafael Suzuki. A briga pelas primeiras posições foi intensa, com Gaetano di Mauro e JP Oliveira protagonizando um toque de rodas e Felipe Fraga e Di Mauro mostrando bom desempenho, ambos figurando no top 5. Suzuki conseguiu superar Gama, que também perdeu a terceira posição, enquanto Massa tentava abrir vantagem. No entanto, o incidente entre Di Mauro e Oliveira atraiu a atenção dos comissários, indicando uma possível punição.
Com aproximadamente 40 minutos para o fim, um acidente envolvendo Julio Campos, Zezinho Mugiatti e Daniel Serra desencadeou a primeira intervenção do safety car, após o carro de Campos ficar atolado na área de escape. Estrategicamente, alguns pilotos aproveitaram para antecipar paradas não obrigatórias para troca de pneus, optando por slicks. Campos, por sua vez, conseguiu levar seu carro danificado aos boxes para reparos, retornando à disputa.
Na relargada, Massa manteve a ponta, seguido de perto por Fraga, Suzuki e Gama, que travavam uma intensa batalha por posições no pódio. Nelsinho Piquet também se destacava, buscando ultrapassar Felipe Baptista. A corrida tomou um novo rumo quando um erro de Felipe Massa o fez despencar para a quinta posição, cedendo a liderança a Felipe Fraga com 31 minutos restantes.
A sequência de paradas obrigatórias começou, e a estratégia de quem parou mais cedo foi beneficiada por uma nova entrada do safety car, desta vez provocada pela saída de pista de Ricardo Zonta, que teve seu carro atolado. Na segunda relargada, Fraga conservou a liderança, enquanto Di Mauro pressionava Gama pela terceira colocação.
O ápice do caos ocorreu com uma colisão envolvendo JP Oliveira, Rubens Barrichello, Allam Khodair e Gianluca Petecof. O incidente tirou Petecof da prova, com seu carro seriamente danificado. Em outro ponto da pista, Átila Abreu foi atingido por Felipe Baptista em uma tentativa de retorno, resultando no abandono de ambos.
Fraga novamente fez uma boa relargada, garantindo a ponta, enquanto Suzuki e Gama lutavam pela vice-liderança. Mais ao fundo do pelotão, César Ramos teve problemas e parou na entrada dos boxes, enquanto o carro de Barrichello apresentava fumaça devido a problemas nos pneus, levando Ramos ao abandono.
Nos minutos finais, o líder do campeonato, junto a outros competidores, realizou a parada obrigatória. Rafael Suzuki, JP Oliveira e Hélio Castroneves chegaram a figurar nas primeiras posições, mas foi Ricardo Maurício quem capitalizou os múltiplos períodos de safety car. Após a parada de Castroneves, Maurício assumiu definitivamente a ponta, seguido por Rafael Reis e Cacá Bueno, que completavam o pódio.
Com cinco minutos para o fim, Julio Campos novamente escapou da pista, atolando seu carro, mas sem a necessidade de um novo safety car. Ricardo Maurício cruzou a linha de chegada de forma soberana, celebrando uma vitória merecida em uma das corridas mais desafiadoras e emocionantes da temporada. A noite de Cuiabá ficará marcada na história da Stock Car como o palco do domínio de Ricardo Maurício e de uma corrida que testou os limites de todos os envolvidos.
Resultado Final da Corrida Principal – Etapa de Cuiabá

Pos.
#
Piloto
Equipe

1
90
RICARDO MAURICIO
VALDA CAVALEIRO SPORTS

2
301
RAFAEL REIS
CAR RACING STERLING

3
0
CACA BUENO
SCUDERIA CHIARELLI

4
73
ENZO ELIAS
SCUDERIA BANDEIRAS

5
12
LUCAS FORESTI
AMATTHEIS VOGEL

6
44
BRUNO BAPTISTA
RCM MOTORSPORT

7
5
DENIS NAVARRO
FULL TIME/CAVALEIRO

8
88
FELIPE FRAGA
EUROFARMA RC

9
70
RAFAEL SUZUKI
TMG RACING

10
9
ARTHUR GAMA
FT GAZOO RACING

11
19
FELIPE MASSA
TMG RACING

12
83
GABRIEL CASAGRANDE
AMATTHEIS VOGEL

13
33
NELSON PIQUET JR
SCUDERIA BANDEIRAS SPORTS

14
85
GUILHERME SALAS
VALDA CAVALEIRO SPORTS

15
7
JOAO PAULO DE OLIVEIRA
FT GAZOO RACING

16
6
HELIO CASTRONEVES
A. MATTHEIS MOTORSPORT

17
95
LUCAS KOHL
SCUDERIA CHIARELLI

18
444
VICENTE ORIGE
SCUDERIA BANDEIRAS SPORTS

19
111
RUBENS BARRICHELLO
FULL TIME/CAVALEIRO

20
29
DANIEL SERRA
BLAU MOTORSPORT

21
11
GAETANO DI MAURO
EUROFARMA RC

22
81
ARTHUR LEIST
CROWN RACING

23
21
THIAGO CAMILO
IPIRANGA RACING

24
38
ZEZINHO MUGGIATI
CAR RACING STERLING

25
18
ALLAM KHODAIR
BLAU MOTORSPORT

26
10
RICARDO ZONTA
RCM MOTORSPORT

Não Concluíram a Prova (DNF)

Pos.
#
Piloto
Equipe

DNF
101
GIANLUCA PETECOF
CAR RACING KTF

DNF
4
JULIO CAMPOS
CROWN RACING

DNF
30
CESAR RAMOS
IPIRANGA RACING

DNF
121
FELIPE BAPTISTA
CAR RACING KTF

DNF
51
ATILA ABREU
SCUDERIA BANDEIRAS

*Com informações do MotorSport



FONTE