Jornalistas, comunicadores em geral, e estudantes de comunicação de Mato Grosso se reúnem na Casa das Pretas, em Cuiabá, para o evento “Cojira na Roda”, nesta quinta-feira (20.11), às 9h. A iniciativa marca a retomada da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira) do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), com o objetivo de fortalecer a mobilização da categoria e ampliar o debate sobre igualdade racial no jornalismo.
Celebrando o Dia da Consciência Negra, a programação inclui uma roda de diálogo sobre o papel da imprensa na promoção da igualdade racial e o enfrentamento ao racismo institucional. A atividade será conduzida pela jornalista, professora e pesquisadora Julianne Caju.
Também será debatida a formação de uma nova coordenação da Cojira-MT, com jornalistas interessadas e interessados em compor o grupo e contribuir para o fortalecimento da agenda racial nas redações e instituições de comunicação. Antes do encontro, haverá um momento de convivência com chá e bolo, reforçando o espírito de partilha e acolhimento.
De acordo com representantes da Cojira-MT, a retomada da Comissão significa reconhecer a comunicação como ferramenta de enfrentamento ao racismo e de ampliação de vozes negras e indígenas na sociedade.
“Em um estado de grande diversidade étnica, mas ainda marcado por desigualdades históricas, a retomada da Cojira é um movimento político e simbólico. Queremos reafirmar o compromisso da categoria com um jornalismo ético, plural e comprometido com a transformação social, enfrentando o racismo de forma consciente e coletiva”, destaca Julianne Caju.
A participação no encontro é gratuita, bastando apenas a inscrição prévia pelo link https://forms.gle/NGX7Nkt4wsJuDSy89
Serviço
Data: 20 de novembro (quarta-feira)
Horário: 9h da manhã
Local: Casa das Pretas, na Praça da Mandioca – Cuiabá/MT
Inscrição: link aqui





