Em palestra realizada na noite desta segunda-feira (21) em Cuiabá, o advogado Nelson Wilians, presidente do maior escritório de advocacia da América Latina, o NWADV, alertou sobre os riscos do crescimento da insegurança jurídica, que, em sua avaliação, tem avançado nos últimos anos e afetado diretamente o modelo de empreendedorismo existente no país.
“Estamos passando por momentos conturbados e complexos, e é importante que toda a sociedade esteja muito atenta ao que garante a nossa civilização. Isso tudo passa pela segurança jurídica. Como eu vou falar de empreendedorismo, atrair capital, gerar riquezas, se não tivermos segurança jurídica?”, ponderou Wilians durante palestra no encontro do LIDE-MT, realizado no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).
Wilians explicou que segurança jurídica é uma questão de previsibilidade, tanto no ambiente de negócios quanto na própria liberdade, e que, neste sentido, é inadmissível as arbitrariedades que comumente têm se repetido no país.
“Insegurança jurídica é algo que sempre ouvimos falar, mas nunca a tivemos em tamanha frequência. Isso realmente chama a atenção e deve ser um momento de reflexão e alerta para toda a sociedade, seja empresários, políticos, autoridades, advogados, todos”, enfatizou.
LIDE-MT
A palestra de Nelson Wilians foi uma realização do LIDE-MT, em parceria com a Fiemt e o escritório Nelson Wilians Advogados, liderado em Mato Grosso pelo sócio-diretor Marcel Daltro, advogado e conselheiro do LIDE.
“A palestra do Dr. Nelson Wilians foi uma oportunidade de conexão e de entender o que está acontecendo no Estado e no país. Eu sempre digo que a ponte entre Mato Grosso e o mundo já existe, e nossa função é deixá-la um pouco mais movimentada, trazendo boas práticas, incentivando a verticalização e fazendo com que essa pujança da economia regional se torne perene, com mais oportunidades de desenvolvimento e geração de riquezas”, enfatizou Marcel Daltro.
O presidente do LIDE-MT, Igor Taques, destacou a presença de Nelson Wilians no encontro e reforçou que o LIDE tem o propósito de promover a conexão de empresários e lideranças com os temas em discussão no país e no Estado.
“Queremos promover uma liderança ativa junto ao Poder Público e aos setores econômicos. Cada filiado tem, dentro do nosso ecossistema, a possibilidade de ter voz ativa”.
O presidente da Fiemt e conselheiro do LIDE-MT, Silvio Rangel, destacou a importância do encontro para reforçar o diálogo entre lideranças e o papel estratégico das instituições que impulsionam e movimentam Mato Grosso.
“O LIDE tem sido, ao longo do tempo, um espaço de conexão entre empresários, gestores públicos e empreendedores, pensadores do Brasil. Um ambiente que promove ideias, provoca reflexões e, principalmente, fortalece quem lidera. Sabemos que liderar exige coragem, visão e compromisso com o coletivo”, enfatizou.