O presidente do PL em Mato Grosso, Ananias Filho, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro tem muito apreço pelo governador Mauro Mendes (União), que se prepara para uma disputa ao Senado, em 2026.
A declaração sinaliza a possibilidade de Mendes formalizar uma aliança com a sigla do ex-presidente, que tem o deputado federal José Medeiros como pré-candidato.
Conversei com o Valdemar na semana passada pessoalmente e ele falou que o presidente Bolsonaro gosta muito do Mauro Mendes
À imprensa, Ananias explicou como as conversas estão sendo encaminhadas pela cúpula nacional do partido.
“A situação é que o presidente Bolsonaro escolhe as candidaturas de senadores do PL e o Valdemar [da Costa Neto] trabalha e articula as candidaturas a governador. E o presidente Bolsonaro queria saber como vamos escolher o segundo candidato”, disse Ananias, lembrando que a eleição do próximo ano é de duas vagas.
“Conversei com o Valdemar na semana passada pessoalmente e ele falou que o presidente Bolsonaro gosta muito do Mauro Mendes”, emendou.
Apesar da declaração, Ananias disse que não está descartada uma aliança com o MDB, que tem a deputada estadual Janaina Riva como pré-candidata ao Senado.
Essa construção, no entanto, enfrenta resistência do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini.
“Há um nó tático dentro da estrutura de alianças neste momento dessa forma como é colocado. E eu já disse ao Valdemar que o Mauro vai apoiar o [Otaviano] Pivetta ao Governo. O PL está construindo a candidatura do Welligton Fagundes ao Governo. Então, o Valdemar concordou que é um nó tático que nós temos que começar a destrinchar”, disse Ananias.
“Vai ter muitas discussões e tem que chegar a um consenso. Agora, o presidente Bolsonaro é quem terá a escolha dos candidatos a senador”, reiterou o dirigente.