O deputado federal por Mato Grosso, Coronel Assis (União) entrou na mobilização nacional em defesa das autoescolas e dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), após a sinalização do governo federal de extinguir a obrigatoriedade das aulas práticas e teóricas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A medida, foi anunciada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, que afirmou que o presidente Lula (PT) irá deliberar sobre a proposta nos próximos dias para poder encaminhar ao Congresso.
Segundo Assis, caso o projeto do governo federal avance, ameaça diretamente milhares de empregos e pode gerar forte impacto econômico no setor.
Durante audiência pública realizada no auditório Nereu Ramos, em Brasília, Assis destacou que a proposta do governo Lula coloca em risco não apenas os trabalhadores das autoescolas, mas também a segurança no trânsito.
“Estar em defesa das autoescolas e centros de formação de condutores é essencial. O governo quer acabar com a obrigatoriedade das aulas [práticas] e, a partir do momento que isso acontece, a função primordial das autoescolas, que é formar condutores conscientes, fica comprometida. Além do desemprego, haverá mais riscos no trânsito, que já mata mais do que uma guerra. É uma ideia totalmente equivocada”, afirmou.
O parlamentar lembrou que o setor movimenta uma ampla cadeia econômica, que vai desde a compra de veículos até o pagamento de impostos, seguros, combustíveis e manutenções.
“Se você acaba com isso, você mata um setor econômico inteiro. Vai gerar desemprego e mais pessoas dependentes da ajuda do governo”, reforçou.
Como alternativa, Coronel Assis sugeriu que o governo federal invista em programas de subsídio à primeira habilitação, como já ocorre em alguns estados, entre eles Mato Grosso.
“A alegação é que o processo é caro. Então por que não subsidiar 40% ou 50% da primeira habilitação? O governo concede benefícios a vários setores. Por que não apoiar quem está em busca da sua primeira CNH, que é quando a pessoa mais precisa? Educação no trânsito salva vidas e as autoescolas têm um papel fundamental nisso”, argumentou.
Por fim, Assis também ressaltou a mobilização da frente parlamentar em apoio às autoescolas, que conta com deputados de diferentes partidos e até mesmo da base governista.
“Acabar com as autoescolas é matar empregos e enfraquecer a segurança no trânsito. Nós não deixaremos isso acontecer. Muito pelo contrário, lutaremos pela manutenção das autoescolas e por incentivos que fortaleçam o setor”, completou.