Uma operação integrada das forças de segurança de Mato Grosso, realizada neste domingo (31.8) no município de Juara (a 655 km de Cuiabá), desferiu um duro golpe contra o tráfico internacional de drogas. A ação resultou na prisão de seis homens, sendo dois bolivianos, na apreensão de uma aeronave e na identificação de uma pista clandestina, causando um prejuízo estimado em R$ 750 mil às facções criminosas.
A investida, que contou com o apoio do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Federal e Exército, teve início após a identificação de uma pista clandestina na área rural de Juara, utilizada para o pouso de aeronaves com carregamentos de drogas oriundos da Bolívia. Com base nessas informações, o Gefron e a Polícia Militar mobilizaram equipes para localizar a fazenda suspeita.
Durante a operação, as forças policiais encontraram a pista clandestina, onde estavam uma aeronave monomotor e uma caminhonete Toyota Hilux. No local, foram detidos os seis suspeitos: quatro brasileiros e dois bolivianos. Dentro do veículo, foi encontrado um tablete de cloridrato de cocaína. Um detalhe importante é que um dos estrangeiros já possuía um mandado de prisão expedido na Bolívia.
Além da aeronave e da droga, foram apreendidos com os suspeitos três armas de cano longo, diversas munições, moeda estrangeira, equipamentos de radiocomunicação e internet. A ação se estendeu à sede da propriedade de um dos envolvidos, onde os policiais localizaram e apreenderam aproximadamente 200 litros de combustível.
Os seis homens receberam voz de prisão em flagrante e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Juara para os procedimentos de autuação criminal. Todos permanecem à disposição da Justiça para as devidas providências legais. A operação reforça o empenho das autoridades na repressão ao crime organizado e na segurança das fronteiras do estado.