Início GERAL Bombeiros combatem cinco incêndios florestais e extinguem outros quatro nas últimas 24...

Bombeiros combatem cinco incêndios florestais e extinguem outros quatro nas últimas 24 horas



O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) mantém uma intensa atuação no combate a incêndios florestais em diversas regiões do estado. Nas últimas 24 horas, quatro ocorrências foram extintas, enquanto outras cinco ainda exigem o trabalho das equipes neste sábado (2 de agosto).
Dois dos incêndios debelados ocorreram em Chapada dos Guimarães: um na região do Parque Mirela e outro nas proximidades do lixão municipal. Neste último local, o CBMMT segue com o monitoramento ativo para prevenir a reignição das chamas, devido ao material combustível acumulado. Os outros focos extintos foram registrados em Rosário Oeste, na Área de Proteção Ambiental da Cabeceira do Rio Cuiabá, e em uma fazenda no município de Paranatinga.
As ações de combate continuam concentradas em áreas críticas. Equipes estão mobilizadas desde a sexta-feira (1º de agosto) na Gleba Concisão, em Chapada dos Guimarães, e no Distrito de Guariba, em Colniza. Além disso, militares atuam em novas ocorrências de incêndios florestais e queimadas irregulares em fazendas localizadas nos municípios de Paranatinga, Canabrava do Norte e Paranaíta.
Focos de Calor em Ascensão
A situação dos focos de calor em Mato Grosso é preocupante. Nas últimas 24 horas, foram registrados 33 novos focos, conforme a última checagem às 17h no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desse total, 20 estão no Cerrado, 12 na Amazônia e um no Pantanal, segundo dados do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
É importante ressaltar que um foco de calor isolado não significa, necessariamente, um incêndio florestal. No entanto, o acúmulo de diversos focos em uma mesma área é um forte indicativo de um incêndio em andamento.
Proibição do Uso do Fogo no Pantanal
O CBMMT reitera o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo no Pantanal, conforme estabelece o Decreto nº 1.403/2025. A medida restritiva está em vigor entre os dias 1º de junho e 31 de dezembro. Em caso de qualquer indício de incêndio florestal no bioma, a orientação é que a denúncia seja feita imediatamente pelos números de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).



FONTE