O Governo de Mato Grosso realiza, entre os dias 18 e 20 de agosto, a 6ª Conferência Estadual das Cidades, em Cuiabá. A abertura do evento será nesta segunda-feira, às 18h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso, com a participação do governador Mauro Mendes e do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.
A abertura contará com palestras magnas de um representante do Ministério das Cidades, do governador e do secretário. A conferência é estruturada em painéis temáticos, grupos de discussão e plenárias, reunindo representantes da administração pública, movimentos populares, entidades sindicais, empresários, organizações da sociedade civil e ONGs que atuam na área de desenvolvimento urbano.
Serão discutidos os avanços, desafios e dificuldades enfrentados na implementação de políticas urbanas, e apresentadas propostas concretas para a gestão democrática das cidades. Serão indicadas as prioridades de atuação para o Estado e os municípios e escolhidas as entidades estaduais que integrarão o Conselho Estadual das Cidades.
Ao final da conferência estadual, serão eleitos os delegados que representarão Mato Grosso na 6ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada em Brasília, organizada pelo Ministério das Cidades. Também será elaborado um relatório final com as propostas e diretrizes que serão encaminhadas à etapa nacional.
Confira a programação
6ª Conferência Estadual das CidadesLocal: Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
Dia 18 de agosto, segunda-feira14h às 18h – Credenciamento18h30 – Recepção e palestras magnas“A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, com representante do Ministério das Cidades.“Panorama dos investimentos do estado de Mato Grosso em políticas urbanas”, com o governador Mauro Mendes e o secretário Marcelo de Oliveira.
Dia 19 de agosto, terça-feira07h30 – Registro de presenças08h20 – Painel – As cidades que temos e as cidades que queremos11h – Debate12h – Intervalo13h30 Divisão dos grupos por eixo temático:Eixo 1 – Articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicasEixo 2 – Gestão estratégica e financiamentoEixo 3 – Grandes temas transversais18h – Encerramento
Dia 20 de agosto, quarta-feira07h30 – Registro de Presença08h – Plenária – Apresentação e aprovação de propostas federais10h – Plenária – Apresentação e aprovação de propostas estaduais12h – Intervalor13h30 – Reunião dos segmentos para definir as entidades que irão compor o Conselho Estadual das Cidades16h – Eleição e apresentação dos delegados para a 6ª Conferência Nacional as Cidades18h – Encerramento
Fonte: Governo MT – MT