O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) anunciou, nesta quarta-feira (10), que está coletando assinaturas para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e investigar a origem das falhas estruturais da usina hidrelétrica em Colíder.
Esse é um caso único no Brasil. Nunca aconteceu algo parecido de uma usina hidrelétrica, há pouco tempo feita, ter um problema tão grave
Diego iniciou a mobilização após a COPEL e a Eletrobras, que gerenciam a unidade, constatarem uma falha funcional em 4 dos 70 drenos da barragem. Após identificarem a irregularidade, as empresas rebaixaram o reservatório artificial – conhecido como “lago” – para evitar sobrecarga à estrutura e possíveis danos ao município.
A medida tornou secas áreas que eram banhadas pelo Rio Teles Pires, resultando na morte de peixes e prejuízos econômicos estimados em R$ 100 milhões ao município.
“A CPI terá uma investigação completa desde a construção da usina. Nossa ideia é saber se houve erro estrutural e, em parceria com o Ministério Público, com a Polícia Técnica [Politec] e com um grupo técnico da Assembleia para fazermos uma análise de engenharia sobre a obra e dos danos causados por conta dessa falha”, disse.
“Esse é um caso único no Brasil. Nunca aconteceu algo parecido de uma usina hidrelétrica, há pouco tempo feita, ter um problema tão grave. Não podemos brincar com isso. São cidades e milhares de famílias afetadas, sem contar nosso ecossistema”, acrescentou.
O deputado disse acreditar que não terá grande dificuldade para convencer os demais parlamentares a assinar o requerimento da CPI. Ele, contudo, criticou a baixa participação dos deputados federais sobre a pauta.
Diego explicou que a comissão pretende identificar os responsáveis pelas falhas, descobrir se os municípios ao redor sofrerão mais danos e sanar irregularidades estruturais.
“Estou com o requerimento para conversar com cada deputado, mas não creio que teremos dificuldade para alcançar as assinaturas. Hoje não tramita nenhuma CPI na Casa e não teria nenhum óbice para fazermos essa investigação. Obviamente, todos os deputados federais serão bem-vindos, caso a bancada queira participar. Se até o momento nenhum deputado se manifestou, talvez não vejam o problema como extremo, mas nós sentimos as dores e ouvimos o cidadão reclamar”, considerou.
“Precisamos saber quais foram os engenheiros responsáveis por essa obra mal feita, se há risco de rompimento da barragem e mortes, e quais são as medidas a serem tomadas para, em um rápido espaço de tempo, isso [a falha na barragem] ser corrigido”, completou.
COPEL e Eletrobras: a convocação de lideranças
O deputado anunciou na semana passada que convocará lideranças da COPEL e Eletrobras para prestarem esclarecimentos sobre as falhas na barragem da usina hidrelétrica de Colíder.
Por enquanto, a convocação foi oficializada na Câmara Setorial Temática da ALMT, mas os líderes devem prestar depoimento na CPI, caso ela seja aprovada.
Diego explicou que pretende investigar uma gravação vazada na qual um suposto trabalhador da COPEL afirma que a Eletrobras abaixou o nível do reservatório desnecessariamente e sem consenso da equipe de engenheiros. A decisão teria sido baseada na opinião de apenas um profissional.
Ainda no áudio, o suposto funcionário diz que o engenheiro sugeriu abaixar o nível do lago por acreditar na existência de uma caverna sob a fundação da barragem. A hipótese, entretanto, teria sido criticada e descartada pelos demais profissionais.