A cultura indígena Bororo será o foco de um importante evento em Rondonópolis no próximo dia 1º de setembro. O documentário “Funeral Bóe Bororo”, idealizado e produzido pelo fotógrafo documentarista César Augusto, terá sua exibição pública na Câmara Municipal, com o objetivo de oferecer à sociedade em geral um olhar aprofundado e esclarecedor sobre esse rico e complexo ritual indígena.
César Augusto, que obteve o aval das lideranças da Aldeia Tadarimana, localizada em Rondonópolis, para a produção do filme, adianta que o documentário mergulha na essência da cultura do povo Bóe Bororo. A obra aborda não apenas os aspectos tradicionais do funeral, mas também os desafios enfrentados pelos indígenas para perpetuar sua cultura em tempos de globalização e da crescente influência da internet na aldeia.
Fotógrafo e documentarista, César Augusto
“A importância desse trabalho é estreitar os laços de amizade, sabedoria e conhecimento entre os não-indígenas, principalmente da cidade de Rondonópolis, com os indígenas da Aldeia Tadarimana, o povo Bóe Bororo”, explica César Augusto. Ele ressalta que o documentário busca responder a diversas dúvidas e questionamentos de não-indígenas sobre o ritual, um tema muitas vezes mal compreendido.
O documentarista observa que, apesar da presença milenar dos povos originários na região de Rondonópolis, grande parte da população desconhece a existência e a riqueza cultural indígena local. “Aproveitamos o vídeo para mostrar a aldeia, expor que os povos originários conseguem ter um bom convívio conosco e, acima de tudo, para diminuir o preconceito e a discriminação que está arraigada”, pontua Augusto.
Ele ainda faz um apelo à sociedade e aos gestores públicos: “Faço um pedido para a sociedade: que, mesmo não gostando, respeitem os outros povos, as outras culturas. E que os gestores, os legisladores, produzam leis e ações mais eficazes que impactem de forma concreta e positiva os povos originários brasileiros e do município”, externou, lamentando os depoimentos depreciativos frequentemente ouvidos nas ruas sobre os povos originários.
O documentário “Funeral Bóe Bororo” será exibido em sessão única na Câmara Municipal de Rondonópolis, na Rua Cafelândia, La Salle, às 19h deste dia 1º de setembro. A entrada é totalmente gratuita, graças ao incentivo cultural da lei federal Aldir Blanc II. Após a exibição, haverá uma roda de conversa com os povos originários presentes, possibilitando um diálogo direto e o esclarecimento de dúvidas.
O vídeo já foi apresentado às crianças da escola indígena dentro da aldeia Tadarimana e para alunos da EJA da Escola Bonifácio Sachetti. Após a exibição pública, o documentário será disponibilizado no YouTube, tornando-se acessível a todos os interessados.