Por Brisa Sanches | Portal Mato Grosso
Com uma explosão de cultura regional, montaria em touros de tirar o fôlego e um show nacional que agitou a multidão, a Expolucas 2025 teve sua abertura oficial na noite de sexta-feira (1º), em Lucas do Rio Verde. O evento marcou presença com um público expressivo de cerca de 14 mil pessoas já no primeiro dia, firmando-se como um momento de celebração e forte senso de pertencimento para a comunidade.
Um dos pontos altos da noite foi o desfile emocionante dos representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Eles adentraram a arena empunhando bandeiras, um gesto simbólico que ressaltou a rica miscigenação que compõe a identidade de Lucas do Rio Verde.
O prefeito Miguel Vaz expressou sua emoção com o início da feira. “Hoje tivemos a oportunidade de ver tantas pessoas que nos auxiliaram a construir uma história tão bonita e que acreditaram em nossa cidade para construir um futuro cheio de realizações e conquistas”, afirmou o gestor, destacando a gratidão pela colaboração na construção da cidade.
Luciana Bauer, secretária de Cultura e Turismo, reforçou a importância do evento para a memória e o futuro de Lucas do Rio Verde. “A Expolucas é muito mais que uma feira, é um reencontro com nossas raízes e uma homenagem a cada cidadão que, vindo de diferentes cantos do Brasil, ajudou a moldar nossa história. É gratificante ver a cultura de Lucas sendo valorizada e vivida por todos”, salientou.
A programação também deu o pontapé inicial para o rodeio em touros, que promete adrenalina pura. Vinte e oito competidores disputam a 12ª etapa da Arena Dreams Cup, uma competição nacional que totaliza 25 etapas e terá sua grande final em outubro, na cidade de Mirassol D’Oeste. Em Lucas do Rio Verde, os peões concorrem a uma premiação local de R$ 30 mil, enquanto o campeão geral das etapas levará para casa um prêmio de R$ 100 mil.
Após as emocionantes montarias e as cerimônias de abertura, o público foi ao delírio com o show nacional da cantora Lauana Prado. A artista animou a arena, dando o tom da festa que marca as comemorações pelos 37 anos de emancipação de Lucas do Rio Verde. A Expolucas segue com uma vasta programação até segunda-feira (04), reunindo cultura e entretenimento para toda a família na Rotatória do Paço Municipal.