Início GERAL Governador mantém decisão de fechar Santa Casa; serviços serão transferidos para novas...

Governador mantém decisão de fechar Santa Casa; serviços serão transferidos para novas unidades



O governador Mauro Mendes (União) reafirmou nesta segunda-feira (7) a decisão de fechar o Hospital Estadual Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. De acordo com o chefe do executivo estadual, todos os serviços atualmente oferecidos pela centenária instituição serão transferidos para outras unidades de saúde, incluindo o novo Hospital Central, que está em fase final de construção.
A declaração de Mendes veio em resposta a questionamentos sobre a possibilidade de terceirização dos serviços como solução para a continuidade do funcionamento da Santa Casa. O governador, no entanto, descartou a ideia, reforçando sua posição: “Eu já falei 10 vezes, 20 vezes, sobre esse negócio. Nós alugamos um prédio, construímos uma casa nova, 100 vezes melhor do que a casa antiga, e vamos mudar todo o serviço lá para dentro.”
O Hospital Estadual Santa Casa de Misericórdia, administrado pelo Governo de Mato Grosso desde 2019, enfrenta um dilema financeiro e estrutural. O prédio, que não pertence ao Estado e sim ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), gera um custo de aluguel de cerca de R$ 400 mil mensais para os cofres públicos.
Um dos principais pontos de discórdia é o destino do imóvel. Enquanto o Governo descarta a compra do prédio e defende seu leilão para quitar uma dívida trabalhista estimada em R$ 43 milhões, membros do Legislativo estadual e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Sérgio Ricardo, argumentam pela aquisição ou desapropriação para a preservação dos serviços de saúde.
“O prédio não é nosso, o prédio é do TRT. Todos os serviços serão migrados ou para o Hospital Central ou para uma outra unidade”, acrescentou Mendes, refutando as tentativas de convencimento para a compra do imóvel. “O cidadão quer que a gente continue pagando esse aluguel? Não. Todos os serviços que temos lá hoje vão ser ampliados, melhorados em uma sede própria do governo. Ponto. É isso”, sentenciou o governador em agenda em Várzea Grande.
A migração dos serviços da Santa Casa está programada para coincidir com o início do funcionamento do Hospital Central em Cuiabá, cujas obras estão praticamente concluídas. A previsão é que a nova unidade comece a operar parcialmente a partir de agosto de 2025, marco que iniciará o processo de transferência dos atendimentos.
*Com informações do MidiaNews



FONTE