Início GERAL Governo de MT se reúne com três empresas aéreas na Argentina e...

Governo de MT se reúne com três empresas aéreas na Argentina e articula rota internacional



Uma comitiva do Governo de Mato Grosso, liderada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), realizou nesta terça-feira (30.9) uma série de reuniões estratégicas com representantes de grandes companhias aéreas. O objetivo é estabelecer novas rotas aéreas internacionais que liguem o centro geodésico da América do Sul a outros países do continente, impulsionando o turismo e o desenvolvimento econômico do estado.
Em menos de uma semana, a Sedec se reuniu com representantes da Jetsmart, GOL, Aerolíneas Argentinas e a Latam
Os encontros ocorreram no estande Meeting Brasil, durante a FIT América Latina, a maior feira de turismo da América do Sul, em Buenos Aires. A delegação mato-grossense foi composta pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda; a equipe adjunta de Turismo da Sedec; e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Wenceslau Junior. Eles se reuniram com executivos da JetSmart, GOL e Aerolíneas Argentinas.
Durante as reuniões, o potencial turístico de Mato Grosso, abrangendo belezas naturais, ecoturismo, pesca e turismo de negócios, foi amplamente apresentado. A necessidade de maior conectividade aérea do estado foi o ponto central da discussão, buscando atrair voos diretos para capitais ou cidades sul-americanas.
As companhias aéreas demonstraram interesse, mas solicitaram dados mais aprofundados sobre o setor em Mato Grosso. Informações como a quantidade de pousos e decolagens anuais, bem como a capacidade operacional do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, são cruciais para que as empresas possam analisar a viabilidade e a rentabilidade de novas rotas.
“Aproveitamos a FIT em Buenos Aires para contatar empresas aéreas, mostrar o potencial de Mato Grosso, as belezas do nosso Estado e as oportunidades de turismo de negócio, de pesca e de aventura”, comentou o secretário César Miranda. Ele enfatizou que o processo não é imediato e exige a apresentação de uma série de dados para que os voos sejam rentáveis para as companhias. Miranda também destacou a logística internacional da COA, concessionária do Aeroporto Marechal Rondon, e o compromisso de continuar promovendo o estado em eventos de turismo.
Desde a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, a Sedec tem trabalhado ativamente para atrair companhias aéreas, nacionais e internacionais, com o propósito de criar uma rota que conecte Mato Grosso ao mercado sul-americano.
César Miranda ressaltou que a ampliação da malha aérea é um passo fundamental para o desenvolvimento do turismo e dos negócios. “A criação de uma rota internacional vai impulsionar não apenas o turismo, mas também a economia como um todo, fortalecendo a atração de investimentos, a geração de empregos e a integração de Mato Grosso com outros países da América do Sul”, afirmou.
Além dos contatos na Argentina, a comitiva da Sedec também esteve em Lima, no Peru, na semana anterior, onde se reuniu com representantes da Latam. A companhia aérea, que vive um momento de expansão com a aquisição de novas aeronaves, também foi apresentada ao potencial de Mato Grosso. A estratégia do Governo é clara: ampliar a presença do estado nos mercados internacionais e consolidar o Aeroporto Marechal Rondon como um hub regional, facilitando o acesso e a integração de Mato Grosso na rota do desenvolvimento sul-americano.



FONTE