Nova presidente estadual do MDB, a deputada Janaina Riva afirmou que a aliança entre o partido dela e o PL em Mato Grosso vai depender do “alinhamento nacional” das siglas em 2026.
Agora tenho que cuidar da minha casa e deixar para depois construir mais apoios partidários, porque vai depender muito desse alinhamento nacional
A possibilidade de uma aliança entre o MDB e o PL tem sido levantada nas últimas semanas após Janaina, que é pré-candidata ao Senado, dizer estar aberta para dialogar sobre apoio com o senador Wellington Fagundes (PL), que é pré-candidato a governador.
“Sabemos que a nacional tem uma grande influência aqui nas nossas composições e como também ainda não temos clareza com relação à candidatura de presidência da República, que o MDB, o PL e partidos devem fazer parte, a gente fica um pouco limitado para avançar com composições”, afirmou.
“Então, agora tenho que cuidar da minha casa e deixar para depois construir mais apoios partidários, porque vai depender muito desse alinhamento nacional”, acrescentou.
O presidente do PL em Mato Grosso, Ananias Filho, disse que ainda não teve nenhum diálogo com a direção de MDB para alinhar essa aliança em 2026. No entanto, ele também não vetou essa possibilidade.
Já outras lideranças do partido bolsonarista, como o prefeito de Cuiabá Abilio Brunini e o deputado federal José Medeiros, se mostraram resistente a essa composição por ligar o MDB ao Governo do presidente Lula (PT) e à esquerda.
Em contrapartida, durante visita a Cuiabá no dia da posse de Janaina, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, citou a relação próxima com o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, e relembrou a aliança recente em São Paulo, onde um nome do PL foi o vice na chapa vitoriosa de Ricardo Nunes (MDB).
Segundo Janaina, apesar do diálogo em Mato Grosso estar parado, entre as direções nacionais as articulações já teriam começado.
“O que tenho dito às pessoas é o seguinte: Essa é uma conversa que vai ficar para um segundo momento no ano que vem. Obviamente quero conversar com o Valdemar. O Baleia, que é presidente do MDB, tem conversado com o Valdemar”.
Veja vídeo:
Leia mais:
Líder do MDB minimiza críticas de Abilio e vê chance de aliança