Início GERAL Justiça condena sete pessoas por fraude contra idosos em Cuiabá

Justiça condena sete pessoas por fraude contra idosos em Cuiabá



A Justiça de Mato Grosso proferiu sentença contra sete indivíduos envolvidos em um esquema de fraude eletrônica contra idosos, desvendado pela “Operação Antenados” da Polícia Civil. Após um ano da deflagração da operação, os condenados enfrentarão mais de 86 anos de prisão, em penas que se somam pelos crimes de organização criminosa, furto mediante fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
A decisão, anunciada pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá nesta sexta-feira (17.10), marca um passo importante no combate a crimes que visam a população mais vulnerável. “A condenação representa uma resposta firme ao crime de fraudes eletrônicas contra idosos e reforça o compromisso da Polícia Civil no combate a fraudes bancárias”, afirmou a delegada Angelina de Andrade Ferreira, responsável pela investigação.
Modus Operandi Sofisticado
A investigação, conduzida pela Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, revelou que o grupo criminoso agia de forma sistemática. Os golpistas se apresentavam nas residências dos idosos como representantes de um suposto programa governamental de distribuição de antenas de televisão para pessoas de baixa renda. Sob o pretexto de realizar cadastros para o benefício, fotografavam documentos pessoais e o rosto das vítimas.
Com os dados em mãos, os criminosos abriam contas bancárias fraudulentas em nome dos idosos e, posteriormente, contratavam empréstimos consignados, que seriam descontados diretamente de seus benefícios previdenciários em 84 parcelas mensais. Para dificultar o rastreamento, os valores dos empréstimos eram rapidamente transferidos para outras contas, também em nome das vítimas.
Impacto da Fraude
A Polícia Civil identificou 31 vítimas idosas apenas em Cuiabá, todas aposentadas ou pensionistas do INSS. Ao todo, foram realizadas 44 contratações fraudulentas de empréstimos consignados, resultando em um prejuízo total que ultrapassa R$ 1,5 milhão, somando R$ 1.537.210,92. Além das vítimas em Cuiabá, a investigação revelou que o grupo atuava em outros municípios de Mato Grosso e em outros estados, com as provas sendo compartilhadas com as autoridades locais.
Os condenados são quatro mulheres e três homens, cujas identidades não foram reveladas.
Detalhes da “Operação Antenados”
A “Operação Antenados” foi deflagrada em 7 de agosto de 2024, com o objetivo de desmantelar o grupo especializado em golpes financeiros. Na ocasião, foram cumpridas 29 ordens judiciais, incluindo sete mandados de prisão preventiva, 10 de busca e apreensão domiciliar e 12 mandados de sequestro judicial de bens, valores e direitos. A ação policial se estendeu a Mato Grosso e à cidade de Sorocaba, em São Paulo.
A operação também resultou na quebra de sigilo telemático de 32 contas bancárias e no bloqueio e quebra de sigilo bancário de oito pessoas físicas e quatro jurídicas envolvidas no esquema. Os trabalhos contaram com o apoio da Delegacia Seccional e da 3ª e 4ª Delegacias de Polícia de Sorocaba (SP).
A ação da Polícia Civil faz parte de um programa mais amplo da Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, focado no combate a associações criminosas especializadas em contratações bancárias fraudulentas e lavagem de dinheiro, visando proteger a sociedade contra este tipo de crime.



FONTE