O Mato Grosso, estado que se consolida como um dos pilares do agronegócio brasileiro, confirmou sua participação na edição de 2025 da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex). O evento, considerado o maior do setor no país, será realizado entre os dias 04 e 06 de setembro, em Goiânia (GO), e se apresenta como uma plataforma estratégica para o estado fortalecer sua presença no mercado global, atrair novos investimentos e projetar suas vastas potencialidades econômicas.
Com a presença de mais de 200 expositores, embaixadas de 80 países e mais de 50 câmaras de comércio exterior, a Ficomex oferece um ambiente propício para a diversificação de parcerias e a abertura de novos mercados.
Destaque nas exportações nacionais
A pujança econômica do Mato Grosso é inegável. No primeiro semestre de 2025, o estado manteve-se na 4ª posição no ranking de exportações do Brasil, conforme dados do Comex Stat, sistema de estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. As exportações mato-grossenses superaram a marca de US$ 14,7 bilhões no período, gerando um superávit de US$ 13,6 bilhões na balança comercial.
Rubens Fileti, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), co-organizadora da Ficomex, celebrou a participação do Mato Grosso pelo segundo ano consecutivo. “Somente em relação à soja, Mato Grosso é o maior estado exportador do Brasil e seria o quarto maior produtor no mundo, se fosse um país. Ter um estado tão pujante entre os expositores reforça a potência da feira como plataforma de fortalecimento do comércio exterior do Consórcio Brasil Central e do Brasil como um todo”, destacou Fileti.
Investimento em imagem e diversificação
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) de Mato Grosso estará presente com um estande institucional, meticulosamente projetado para apresentar um estado moderno, sustentável e com elevado nível de desenvolvimento. A comitiva contará ainda com representantes da assessoria internacional da Casa Civil, da Agência Invest MT e de empresas público-privadas.
“Queremos mostrar ao mundo que Mato Grosso não é só o maior produtor de grãos e proteína animal do país. Somos também um Estado que investe em logística, inovação, sustentabilidade e estamos abertos a parcerias com investidores nacionais e internacionais”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda. Ele será responsável por apresentar um painel sobre as oportunidades de negócios do estado no Espaço Global da Ficomex.
Durante o evento, a delegação mato-grossense participará ativamente de rodadas de negócios setoriais, reuniões previamente agendadas com investidores, representantes de embaixadas e câmaras de comércio. O objetivo é apresentar oportunidades concretas de negócios em diversos setores, incluindo agronegócio, energia, logística, indústria, turismo e comércio sustentável.
Estreia da Invest MT e parcerias estratégicas
A Ficomex 2025 marcará a primeira participação da Agência Invest MT em uma feira de comércio exterior. Para Mirael França Praeiro, presidente da agência, esta é uma ação estratégica fundamental para posicionar Mato Grosso no cenário do comércio exterior e na atração de investimentos.
“É uma oportunidade para ampliar conexões com investidores nacionais e internacionais, câmaras de comércio e embaixadas, bem como promover o estado, demonstrando o ambiente favorável e sustentável de negócios. Esta primeira iniciativa de 2025 também integra o esforço do Governo do Estado junto com o setor produtivo em consolidar parcerias comerciais e estimular a diversificação de mercados para os produtos mato-grossenses”, ressaltou Praeiro.
Predomínio do agronegócio e parceiros globais
A análise dos dados do primeiro semestre de 2025 revela a predominância do agronegócio nas exportações mato-grossenses, com a soja respondendo por 57,6% do total, seguida por algodão (11,5%) e carne bovina (10%). No que tange às importações, adubos e fertilizantes químicos representaram a maior fatia (56,6%), evidenciando a dependência do setor por insumos.
Entre os principais parceiros comerciais do estado, destacam-se China, Turquia, Rússia e Estados Unidos. A presença do último, já confirmada na Ficomex 2025, ao lado de mais de 80 países representados, reforça o caráter global do evento.
A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central, que reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países, tem como tema para 2025 “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global”, com uma programação que inclui palestras, workshops, rodadas de negócios e exposições, visando fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. O evento conta com o patrocínio de instituições como Porto de Suape, Banco do Brasil e Sistema OCB/GO, além do apoio da ApexBrasil e Sebrae Goiás.