A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) anunciou um investimento de R$ 130 milhões para a recuperação de 309,3 quilômetros da MT-140. A rodovia, que se consolidou como um corredor logístico crucial para o escoamento da produção agrícola do estado, terá 230,2 quilômetros restaurados imediatamente, com a ordem de serviço já emitida. Outros 79,1 quilômetros receberão autorização para recuperação nas próximas semanas.
O trecho beneficiado pela obra atravessa importantes municípios como Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Rosário Oeste, Santa Rita do Trivelato, Sorriso e Nova Ubiratã. Após a conclusão do asfaltamento em 2024, que incluiu a construção de três pontes sobre os Rios Teles Pires, Piabas e Beija Flor, a MT-140 se tornou uma rota alternativa e complementar à BR-163, absorvendo um fluxo intenso de veículos de carga.
O secretário Marcelo Oliveira, da Sinfra, destacou a necessidade da intervenção. “Depois do asfaltamento da MT-140 e das obras de duplicação da BR-163, o tráfego na MT-140 aumentou muito, principalmente vindo dos municípios de Nova Ubiratã e Boa Esperança do Norte. Cerca de mil carretas passam por ela todos os dias, fazendo com que haja o desgaste natural do asfalto em alguns pontos específicos. Estamos fazendo a manutenção para garantir a segurança dos motoristas e a durabilidade das pistas”, explicou.
A importância da MT-140 será ainda mais estratégica com a sua inclusão no Lote 6 de concessões rodoviárias, que será leiloado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) na próxima semana. Este lote abrange 634 quilômetros de extensão, incluindo trechos das MTs-020, 225, 244 e 251, e cortará municípios como Sinop, Sorriso, Vera, Planalto da Serra, Campo Verde, Rosário Oeste, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato e Chapada dos Guimarães.
A concessão terá duração de 30 anos, período em que a empresa vencedora do leilão será responsável pela operação, manutenção e novos investimentos nas rodovias, prometendo uma gestão a longo prazo que visa aprimorar ainda mais a infraestrutura de transporte de Mato Grosso.





