Início GERAL Palmeiras vence São Paulo e assume liderança do Brasileirão

Palmeiras vence São Paulo e assume liderança do Brasileirão



Em um clássico eletrizante no Morumbis, o Palmeiras protagonizou uma virada impressionante sobre o São Paulo neste domingo, vencendo por 3 a 2. O resultado não só garantiu a vitória no Choque-Rei, como também alçou o Verdão à liderança provisória do Campeonato Brasileiro, enquanto o Tricolor lamentou a perda de pontos preciosos em casa.
A partida foi marcada por um roteiro dramático. O São Paulo abriu uma vantagem confortável de 2 a 0, com gols de Luciano e Tapia, e teve a oportunidade de ampliar, mas o Palmeiras demonstrou resiliência, buscando a virada com gols de Flaco López, Vitor Roque e Sosa. O confronto também foi pontuado por uma polêmica de arbitragem que gerou muitas reclamações do lado tricolor.
O Jogo
O Palmeiras até ensaiou uma primeira chance com Piquerez, aos três minutos, defendida por Rafael. No entanto, foi o São Paulo quem soube capitalizar as oportunidades. Aos 14, após roubada de bola de Sabino, Marcos Antônio lançou Luciano, que tirou do goleiro Weverton para abrir o placar. Aos 34, a vantagem tricolor aumentou. Enzo Díaz venceu duas divididas pela esquerda e cruzou para Tapia completar na pequena área, levando o placar para 2 a 0. Atordoado, o Palmeiras teve poucas reações na primeira etapa, com um chute de Vitor Roque defendido por Rafael sendo a principal.
A segunda etapa, no entanto, reservou uma reviravolta. O Verdão voltou com outra postura e começou a pressionar. Aos 24 minutos, Vitor Roque diminuiu. Recebendo cruzamento de Mauricio, o camisa 9 mergulhou de cabeça para acertar o canto de Rafael. Quatro minutos depois, Flaco López deixou tudo igual em um golaço, dominando na entrada da área e batendo colocado de esquerda, sem chances para o goleiro são-paulino.

Polêmica e virada no fim
A virada alviverde foi temperada por uma controvérsia. O São Paulo reclamou de um possível pênalti não marcado no início do segundo tempo, quando ainda vencia por 2 a 0. Tapia caiu na área após dividida com Allan, mas o árbitro Ramon Abatti Abel interpretou o lance como “choque normal”, ignorando os apelos tricolores.
No fim da partida, já aos 43 minutos, o Palmeiras selou a virada. Allan fez um cruzamento preciso para Sosa, que se antecipou à marcação e cabeceou para o fundo das redes, garantindo a vitória para o time visitante.
Situação na tabela
Com o resultado, o Palmeiras assume a ponta da tabela com 55 pontos, aguardando os demais jogos da rodada para confirmar se manterá a liderança. O São Paulo, por sua vez, permanece na oitava posição, com 38 pontos, perdendo a chance de entrar no G6.
Próximos confrontos
O São Paulo terá um desafio fora de casa pela 28ª rodada do Brasileirão, enfrentando o Grêmio na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), no dia 16 de outubro (quinta-feira), às 19h (de Brasília).

Já o Palmeiras volta a campo em seus domínios, no Allianz Parque, para um confronto contra o Juventude, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 11 de outubro (sábado), às 19h (de Brasília).
FICHA TÉCNICA
São Paulo 2 x 3 Palmeiras
Competição: Campeonato Brasileiro (27ª rodada)
Data: 5 de outubro de 2025 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
Público: 33.928 torcedores
Renda: R$ 1.612.461,00
Gols:

Luciano, aos 14′ do 1ºT (São Paulo)
Tapia, aos 34′ do 1ºT (São Paulo)
Vitor Roque, aos 24′ do 2ºT (Palmeiras)
Flaco López, aos 34′ do 2ºT (Palmeiras)
Sosa, aos 43′ do 2ºT (Palmeiras)

Cartões Amarelos:

Palmeiras: Raphael Veiga, Andreas Pereira, Vitor Roque, Aníbal Moreno
São Paulo: Bobadilla, Pablo Maia, Enzo Díaz

Arbitragem:

Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rafael da Silva Alves (RS)
VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP)

São Paulo:

Goleiro: Rafael
Defensores: Arboleda, Alan Franco e Sabino
Meio-campistas: Cédric, Pablo Maia, Bobadilla (Alisson), Marcos Antônio (Rodriguinho) e Enzo Díaz
Atacantes: Tapia (Lucas) e Luciano
Técnico: Hernán Crespo

Palmeiras:

Goleiro: Weverton
Defensores: Giay (Allan), Gustavo Gómez, Murilo (Bruno Fuchs) e Piquerez (Jefté)
Meio-campistas: Aníbal Moreno, Andreas Pereira, Raphael Veiga (Mauricio) e Felipe Anderson (Sosa)
Atacantes: Flaco López e Vitor Roque
Técnico: Abel Ferreira

Fonte: Esportes



FONTE