Início GERAL Prefeito de São Félix do Araguaia é preso em operação que combate...

Prefeito de São Félix do Araguaia é preso em operação que combate crimes em disputas de terra



Por Cleiton Túlio | Portal Mato Grosso
Uma ampla operação da Polícia Civil de Mato Grosso, batizada de Circuitus Magnus, sacudiu a manhã desta sexta-feira (04.07) na região Nordeste do estado, resultando na prisão em flagrante do Prefeito de São Félix do Araguaia (a 1.015 km de Cuiabá), Dr. Acácio Alves (Republicanos). A ação, focada em crimes decorrentes de disputas por terras, teve um desdobramento inesperado ao deter o chefe do Executivo municipal, que era inicialmente alvo apenas de um mandado de busca e apreensão.
O Prefeito Acácio Alves acabou preso por porte ilegal de arma de fogo. A reportagem apurou que uma fiança foi estipulada e paga pelo gestor, que já se encontra em liberdade e responderá ao processo em regime de soltura.
Além do cumprimento do mandado na residência do Prefeito, a Operação Circuitus Magnus realizou simultaneamente outras nove diligências em busca de elementos para a investigação. Informações sobre os demais alvos ainda não foram divulgadas pela Polícia Civil.
A operação visa desmantelar uma rede criminosa envolvida em delitos graves relacionados às disputas por terras na área, como lesão corporal grave, sequestro, cárcere privado, tortura e coação. Também é apurado o crime de associação criminosa. A Polícia Civil está empenhada em identificar a atuação de cada indivíduo na suposta organização e em colher novas provas.
O trabalho investigativo é coordenado pela Delegacia Regional de Confresa, com o apoio de equipes das delegacias de Confresa, Vila Rica, Santa Terezinha, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia e Alto Boa Vista. Para o cumprimento das ordens judiciais, foram mobilizados 40 policiais civis e 10 viaturas, demonstrando a envergadura da ação.



FONTE