A Teia Estadual dos Pontos de Cultura de Roraima reuniu, nos dias 19 e 20 de novembro, artistas, gestores públicos e representantes da Rede Cultura Viva, em Boa Vista. A programação integrou o ciclo preparatório para a 6ª Teia Nacional, que será realizada em março de 2026, em Aracruz (ES).
Marcado por apresentações artísticas de grupos como Ritmizando, Erupção Crew e Circo Imaginarte, o encontro marcou a aprovação do regimento do Fórum e os debates organizados em três eixos: Plano Nacional Cultura Viva +10, Governança da Política Nacional Cultura Viva e Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística.
A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg, parabenizou a rede local e o estado pela realização do evento. “É muito importante a parceria do Governo Federal, estados, municípios e sociedade civil para a construção da Cultura Viva. Roraima tem hoje 26 pontos de cultura em sete dos municípios do estado. Então, é o momento também da gente expandir essa rede no território”, afirmou
Representando o MinC, o diretor da Política Nacional de Cultura Viva, João Pontes, destacou o protagonismo comunitário dos pontos de cultura. “Quero agradecer aos ponteiros e ponteiras, em nome do Estado brasileiro, do presidente Lula e da ministra Margareth Menezes. Vocês levam cultura, memória, ancestralidade, saúde e qualidade de vida às suas comunidades. Defendem a democracia, a ciência, os saberes populares e a diversidade nos territórios. O que fazem no dia a dia é o que torna o Brasil um país plural e capaz de afirmar a democracia, apesar de quem a combata”, acrescentou.
A programação também contou com a participação do Mestre Wertemberg Nunes, membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura. Ele ministrou a palestra Cultura Viva e Justiça Climática – recorte amazônico, reforçando a importância das matrizes culturais da região na construção de políticas públicas.
Os grupos de trabalho consolidaram dez ações prioritárias para serem enviadas ao V Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, com foco em sustentabilidade, fortalecimento das tradições amazônicas, desburocratização e ampliação do acesso à política.
A coordenadora do Pontão Roraima, Beatriz Brooks, ressaltou a força do processo coletivo:“A Teia Estadual foi uma importante oportunidade de encontros, discussão e construção a partir das necessidades dos pontos de cultura de Roraima, contribuindo ao fortalecimento da nossa Rede”.
Devido ao número de representantes presentes, os 21 participantes aptos foram automaticamente inscritos como delegados que representarão Roraima na etapa nacional. A plenária também reelegeu Mário Augusto Vieira Moura, o Ponto de Cultura Anarriê, como representante estadual na Comissão Nacional de Pontos de Cultura.
O evento foi encerrado com apresentações de moda afro, capoeira e música indígena, reafirmando o papel dos Pontos de Cultura na preservação das
identidades e na promoção da diversidade no estado.
Delegação de Roraima para a 6ª Teia Nacional
Arlisson Sousa Nascimento – Pontão Grande Roda de Boa Vista (Boa Vista)
Beatriz Esther Brooks Yance – Pontão Cultura Roraima (Cantá) Jorge Orlando Moreno Valenzuela – Ponto de Cultura Ambiental Comunidade em Cena (Cantá) Meiry Alda Sherlock Costa de Araújo – ASIMUTRR (Boa Vista) Catarina de Fátima Ribeiro – Coletivo Confluência Roda de Prosa (Cantá) Thayla Mayra Oliveira Moura – Ponto de Cultura Anarriê Amazônia – Escola Forrozão (Boa Vista) Sebastião Alberto Vieira de Moura – Ponto de Cultura Xamego na Roça (Mucajaí) Manoel Alberto Rolla Vilas Boas Neto – Associação Canoa Cultural (Boa Vista) Dorsyrene Naidine Sanchez Milano – Ponto Coletivo Ritmizando (Boa Vista) Emília Alzira Lima dos Santos – Ponto AFATABE (Boa Vista) Marcos Antônio Pereira – Ponto Erupção Crew (Boa Vista) Dagoberto Luis Ventura Mota – Ponto Raízes Brasileira – Escola de Capoeira (Boa Vista) Denise Andrezza de Souza Canjo – Ponto Circo Imaginarte (Boa Vista) João da Cruz Pereira da Silva – Grupo Folclórico Coração do Sertão (Boa Vista) Magdiel de Araújo Lopes – Ponto IRDESC (Boa Vista) Ghenn Derson Nicacio Jesus Alexandre de Souza Wapichana – Ponto de Cultura TRAVIARCA (Boa Vista) Edgar Jesus Figueira Borges – Ponto Coletivo Caimbé (Boa Vista) Job Martins dos Santos – Ponto de Cultura Ulisses Manaças (Boa Vista) Gabriel Pinheiro Andrade – Ponto Grupo Cruviana (Boa Vista) Telmira Santos Miranda – Associação Harmonia e Ritmo (Boa Vista) Elivelto Magalhães Lima – Ponto CRIART Teatral (Boa Vista)
Realização
Em Roraima, o evento foi organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo e o Pontão de Cultura de Roraima, responsável por articular a Rede Cultura Viva no estado, com o apoio do MinC. A programação da Teia foi dividida em dois locais: o auditório do Laboratório de Educação e Cultura, Artes e Recreação da Universidade Federal de Roraima, onde ocorreu a abertura, e no auditório da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed).
FONTE





