Secretário-executivo recebe artesanato paraibano que comporá acervo do MinC — Ministério da Cultura



O secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares, recebeu uma peça de artesanato representativa da cultura paraibana, nesta sexta-feira (7). O vaso, produzido pelas louceiras de Cajazeiras, foi entregue pela primeira-dama do Estado da Paraíba, Ana Maria Sales Lins.
A entrega, que também contou com a presença da gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez Targino de Araújo, marca a incorporação da obra ao acervo do Ministério da Cultura. A peça, que representa a gratidão e a fé popular, é um exemplo da riqueza da arte e da cultura do estado. O design é do artista plástico Christus Nóbrega.
“É uma simbologia muito forte da capacidade que o nosso país tem nas suas artistas populares, na sua cultura popular, de mostrar aquilo que ele tem de melhor. Uma peça que simboliza a esperança, um povo que nunca deixa de acreditar em dias melhores”, destacou Márcio Tavares ao falar do valor simbólico da peça e a força da cultura popular brasileira.
O secretário ressaltou ainda que o trabalho das artesãs de Cajazeiras é um patrimônio cultural da Paraíba e do Brasil. “Quem tem tanta esperança, tanta gratidão, só pode fazer coisas tão bonitas quanto esse vaso que agora vai incorporar o acervo aqui do Ministério da Cultura, fazendo justiça ao talento desse patrimônio cultural da Paraíba, que certamente também é um patrimônio cultural do Brasil, que é esse trabalho das nossas artesãs lá de Cajazeiras”, concluiu.
“O Governo do Estado da Paraíba vem se empenhando nas qualificações dos nossos artesãos atraves que oficinas, hoje foi uma dia muito importante com a doação da peça das Loiceiras de Cajazeiras, a peça batizada de Ex-Voto que carrega um tema profundamente enraizado na fé e na cultura sertaneja, representando a fé, a cura a gratidão e a resiliência do povo nordestino, essa doação ao acervo do Ministério da Cultura é uma forma de reconhecimento aos esforços do atual Ministério em valorizar a cultura brasileira que vem ajudando a todos os artesãos brasileiros”, pontuou Ana Maria Sales Lins.



FONTE