O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) revelou ter orientado seu secretariado a seguir mais seu perfil e não deixar de atender os vereadores da Capital quando solicitado.
Não deve se distratar um vereador, não deve se distratar um presidente de bairro, não deve se distratar um representante da sociedade
Em oito meses de gestão alguns dos secretários do prefeito foram alvos de críticas do Legislativo Municipal pela falta de diálogo com os parlamentares.
Abilio, por outro lado, tem mantido uma relação próxima com os vereadores, recebendo-os em seu gabinete e também marcando presença em dias de sessão na Câmara Municipal.
Segundo ele, a orientação é para que os secretários também mantenham essa relação próxima e respeitosa.
“Você recebe o vereador, recebe o deputado, recebe as autoridades constituídas pela eleição do povo e depois dá a resposta adequada para essas pessoas. Não deve se destratar um vereador, não deve se destratar um presidente de bairro, não deve se destratar um representante da sociedade. Muito pelo contrário, tem que atender e atender bem”, afirmou à imprensa.
Apesar de ter feito outras trocas nas Pastas do município, três delas chamaram mais atenção, pois ocorreram logo após os vereadores reclamarem da conduta dos secretários.
Foi o que ocorreu no caso da ex-secretária de Educação, Solange Dias, da ex-secretária de Saúde, Lúcia Helena, e, mais recente, da ex-secretária de Mobilidade Urbana e vice-prefeita, Coronel Vânia.
Todas foram exoneradas após serem criticadas por não receberem os vereadores nas secretarias e por não atenderem demandas por telefone.
Mesmo sem citar diretamente os casos, Abilio afirmou que determinou que todos os secretários não devem ignorar os pedidos feitos pelos vereadores.
“Orientei aos secretários: pode receber os vereadores no seu gabinete. Se não fizer isso, poderá receber o vereador junto comigo, porque no meu gabinete vou receber o vereador e vou chamar o secretário para ir lá. Ou poderá ser convidado ou convocado pela Câmara para responder o vereador na Câmara”, disse.
“Mas vai aprender a respeitar o vereador, vai aprender a respeitar as autoridades e o Parlamento”.
Boa relação
Abilio ainda destacou que a maioria dos vereadores tem sido parceiros de sua gestão e, por isso, devem ter suas demandas atendidas.
“Não admito nenhum tipo de agressão aos vereadores por parte dos secretários. […] Acredito que todos os meus secretários foram orientados desde sempre, mas hoje foi reforçado isso, de manter um bom relacionamento com o Parlamento”, afirmou.
Veja o vídeo: