Início GERAL SES promove caminhada no domingo (28) para conscientizar sobre doação de órgãos

SES promove caminhada no domingo (28) para conscientizar sobre doação de órgãos



Em um esforço contínuo para fomentar a cultura da doação de órgãos, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) realizará a 3ª Caminhada de Setembro Verde no próximo domingo, 28 de setembro. O evento anual, que ocorrerá no Parque das Águas das 17h30 às 19h30, visa conscientizar a população sobre a importância vital de se tornar um doador.
A iniciativa acontece em um período estratégico, visto que o sábado, 27 de setembro, é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos no Brasil, uma data dedicada a chamar a atenção da sociedade para a relevância desse ato de solidariedade.
“Convidamos toda a população para participar dessa atividade da Secretaria no próximo domingo. Vamos orientar sobre a captação de órgãos e incentivar que a população manifeste aos seus familiares o desejo de, em caso de uma fatalidade de morte cerebral, virar um doador de órgãos e salvar vidas”, declarou Fabiana Bardi, secretária-adjunta do Complexo Regulador da SES.
Durante a caminhada, a equipe da Central Estadual de Transplantes (CET) realizará a distribuição de panfletos informativos aos frequentadores do parque, explicando detalhadamente o processo de doação de órgãos. Haverá também uma tenda da saúde, com profissionais da SES disponíveis para aferição de pressão arterial e níveis de glicemia.
Anita Ricarda da Silva, coordenadora da CET, reforça o propósito do evento. “Os profissionais da Central vão explicar, por exemplo, como o interessado pode fazer para ser um doador, seja uma doação em vida para algum parente ou no caso de morte encefálica. Lembramos que o gesto de doação simboliza a esperança e uma nova chance de vida para quem precisa”, destacou.
Ao longo do mês de setembro, a Central Estadual de Transplantes tem promovido diversas ações, incluindo capacitações para equipes de hospitais notificadores e a distribuição de materiais informativos para ampliar a conscientização pública. Cursos como “Comunicação em Situações Críticas”, “Gerenciamento do Processo de Doação e Transplantes” e “Determinação de Morte Encefálica” já foram realizados. Nesta sexta-feira (26), acontece o curso introdutório “Processo de Doação e Transplantes”, seguido pelos cursos básico e intermediário de “Identificação de Potenciais Doadores de Órgãos e Tecidos” nos dias 29 e 30. Além disso, a CET participará do “Dia de Celebrar & Conectar” no Conselho Regional de Medicina, onde apresentará estatísticas e estratégias para o avanço dos transplantes em Mato Grosso.
CET: Esperança para pacientes em lista de espera
A Central Estadual de Transplantes tem desempenhado um papel crucial na doação de órgãos. Em 2025, a CET já realizou a captação de múltiplos órgãos de sete doadores, totalizando 20 órgãos – sendo 14 rins, cinco fígados e um coração. No período de janeiro a agosto do mesmo ano, foram feitos 247 transplantes de córneas em Mato Grosso.
Existem duas modalidades de doação de órgãos: a do doador vivo e a do doador falecido. Um doador vivo, se saudável e consentindo, pode doar parte da medula óssea, um rim, uma parte do fígado ou do pulmão.
Já a doação por doador falecido ocorre após a constatação de morte encefálica do paciente e mediante a autorização expressa da família. Neste caso, é possível doar coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córneas, veias, ossos e tendões. Em situações de óbito por parada cardíaca, a doação é restrita a córneas e tecidos.
A captação de órgãos pode ser realizada em qualquer unidade hospitalar da rede pública ou privada de Mato Grosso. O Hospital São Mateus é o responsável pelos transplantes renais via Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto o Instituto de Olhos é credenciado e habilitado para a coleta de tecidos destinados ao transplante de córneas, reforçando a rede de apoio e esperança para aqueles que aguardam por uma nova chance de vida.



FONTE