O governador Mauro Mendes (União) afirmou que a Secretária de Estado Infraestrutura (Sinfra) está debruçada na elaboração do projeto básico do túnel no Portão do Inferno, que fica na rodovia MT-251, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
Essa engenharia de valor foi aprovada e está neste momento fazendo o projeto básico para definir
Segundo ele, um levantamento com a estimativa do valor do projeto foi apresentado e aprovado no primeiro semestre deste ano. Assim, o Executivo pode dar início a elaboração do projeto base – ainda sem data para ser entregue.
“Essa engenharia de valor foi aprovada e está neste momento fazendo o projeto básico para definir. É um túnel que será apresentado”, disse Mendes.
A definição da construção de um túnel no trecho do Portão do Inferno ocorreu após o Governo do Estado encontrar “inconsistências nos estudos” que subsidiavam as obras, em junho deste ano. Não foi divulgado valor estimado da futura obra.
A obra inicial era um retaludamento, que consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra.
No fim de 2023, o local registrou diversos deslizes de terra.
As obras para o retaludamento tiveram início em agosto do ano passado, após um imbróglio entre Sinfra (Secretaria do Estado de Infraestrutura e Logística) e o Instituto Chico Mendes – que administra o Parque de Chapada.
Veja:
Leia mais sobre o assunto:
Após estudos, Governo decide mudar projeto do Portão do Inferno
Governo decide construir túnel no trecho do Portão do Inferno